Maringá e região tem 48 pacientes aguardando na fila de espera por um leito nas unidades de terapia intensiva (UTI), na tarde desta terça-feira (16). A informação é da 15ª Regional de Saúde de Maringá. Os 48 pacientes estão aguardando em Maringá e outros 29 municípios que formam a 15ª Regional de Saúde.
Segundo o diretor da regional, Ederlei Alkamim, os pacientes estão em unidades de saúde aguardando a liberação de um leito específico para Covid-19. Todos estão sendo assistidos por equipes de saúde, mas precisam de um leito mais qualificado e não há vagas.
“São pessoas que estão com indicação para ir para um leito de UTI Covid-19 que podem estar dentro de uma enfermaria em hospital. Essa pessoa está sendo assistida mas já com quadro de necessidades maiores e monitorada pela equipe. Podemos ter pessoas em UPAs, hospitais menores, de cidades menores, precisando de um leito clínico. O paciente está sendo assistido, mas precisa de um suporte maior”, explicou Alkamim.
A ocupação de leitos de UTI SUS para Covid-19 na macrorregião Noroeste está em 100%, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Nos hospitais da rede privada a situação é semelhante. A ocupação está acima de 100%, no entanto, alguns hospitais particulares estão conseguindo abrir novos leitos.
Em toda a macrorregião Noroeste, são 65 pessoas que aguardam um leito de UTI Covid-19 para internação, segundo a 15ª Regional de Saúde de Maringá.