DESTAQUES DO DIA PARANÁ POLICIAL SEGURANÇA

43 pessoas são presas e 7 morrem em operação policial no Paraná

Foto: PCPR

Polícias Civil, Militar e Penal deflagraram nesta quinta-feira (16) uma operação contra um grupo suspeito de tráfico de drogas e roubos no Paraná, com 43 presos e sete mortes decorrentes de confronto, segundo a polícia. Ao todo, foram cumpridos 115 mandados judiciais e 72 mandados de busca e apreensão em nove cidades do Paraná e em Estância Velha (RS).

A maior parte das ordens foi cumprida em Laranjeiras do Sul. Também houve alvos em Guarapuava, Cascavel, São José dos Pinhais, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal, além de Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram em fevereiro após o assassinato de um homem em Laranjeiras do Sul, atribuído a integrante de grupo criminoso de atuação nacional. A apuração indica que o crime foi motivado por disputa territorial ligada ao tráfico de drogas.

Segundo a polícia, as equipes identificaram que o grupo estabeleceu monopólio na comercialização de entorpecentes, determinando quem poderia vender e impondo regras, o que teria resultado em ameaças, extorsões, homicídios e coações para manter o controle. A corporação relata estrutura hierarquizada, comunicação interna controlada e regras rígidas de conduta, com atuação descrita como semelhante à de um cartel criminoso.

A Polícia Civil também vincula o grupo a roubos na BR-277, na modalidade conhecida como “piratas do asfalto”. Conforme a corporação, integrantes mantinham base operacional em Cascavel e praticavam subtrações de cargas lícitas e ilícitas, como drogas, cigarros e produtos de contrabando e descaminho.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. Ainda segundo a polícia, as sete mortes ocorreram após confronto com equipes, sendo quatro em Cascavel e três em Laranjeiras do Sul.

Com informações de G1.

Sending
User Review
0/10 (0 votes)