Os 387 homens e mulheres que na noite desta quinta-feira, 14, em cerimônia no Estádio Willie Davids, de Maringá, tornaram-se novos soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR), vão reforçar a segurança em 116 municípios do noroeste paranaense. A maioria começa a trabalhar em seus postos já nesta segunda-feira.
Os novos profissionais da segurança pública ficarão sob a responsabilidade do 3º Comando Regional, com sede em Maringá e que engloba os 4º, 7º, 8º, 11º e 25º Batalhões de Polícia Militar, além das 3ª e 6ª Companhias Independentes.
A cerimônia no Willie Davids contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva, prefeitos de várias cidades do noroeste, deputados e familiares dos novos policiais militares.
A segurança como capital humano
Em seu discurso, Ratinho Junior frisou o impacto gerado com o aumento do efetivo policial em todas as regiões do Paraná, que totalizam 2.482 PMs espalhados pelos cinco Comandos Regionais da Corporação. “A segurança pública se faz primeiramente com capital humano, com forte presença física dos policiais nas ruas, o que se reflete na redução dos índices de criminalidade no Estado”, afirmou o governador.

Ao elencar aquisições recentes de diversos equipamentos e veículos para Polícia Militar, Ratinho Junior defendeu também a valorização dos profissionais com a estrutura adequada para as rotinas de trabalho. “Recentemente, adquirimos mais 800 novas viaturas, mais de 20 mil pistolas, mil fuzis e dois novos helicópteros do Projeto Falcão para dar o suporte necessário para que os policiais prestem um bom serviço à população”, acrescentou Ratinho Junior.