Caminhoneiro fica nervoso durante abordagem e cão farejador encontra quase 1 tonelada de maconha no Paraná

Uma abordagem de rotina terminou com a apreensão de quase uma tonelada de maconha nesta terça-feira (6), na BR-277, em Guarapuava, na região central do Paraná. O caminhoneiro teria ficado nervoso durante a fiscalização e apresentado informações consideradas imprecisas pelos policiais.
A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Penal e Polícia Federal (PF).
Segundo a PRF, os agentes receberam informações sobre o possível transporte de drogas e abordaram o caminhão em um posto de combustíveis às margens da rodovia.
Durante a fiscalização, o comportamento do motorista aumentou as suspeitas da equipe. Um cão farejador foi utilizado e indicou a presença de entorpecentes em meio à carga.
Mais de 900 quilos de maconha
Após a sinalização do cão, os policiais localizaram 919,7 quilos de maconha e 7,1 quilos de haxixe escondidos no caminhão.
O motorista teria admitido aos policiais que receberia dinheiro para transportar a carga até São Paulo.
Ele foi preso em flagrante. O nome do caminhoneiro não foi divulgado.
As drogas e o caminhão foram apreendidos e encaminhados para os procedimentos legais.
Motorista pode responder por tráfico
O transporte de drogas sem autorização é previsto como crime de tráfico de drogas pelo artigo 33 da Lei nº 11.343/2006.
A pena prevista para o tráfico é de cinco a 15 anos de reclusão, além de multa.
A legislação também prevê hipóteses de redução da pena para o acusado que seja primário, tenha bons antecedentes, não se dedique a atividades criminosas e não integre organização criminosa.
A situação do motorista será analisada durante o processo, considerando as circunstâncias da prisão e as provas reunidas pelas autoridades.
Com informações de G1.
