Voluntário que ajudou vítimas de tornado no Paraná perde duas casas para o mesmo fenômeno nove meses depois

Tamanho do texto:
Foto: RPC

O paranaense Leandro Ferreira Lúcio, que ajudou vítimas do tornado que destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu em novembro de 2025, perdeu duas casas no fim de semana (8) em Piraí do Sul, cidade onde mora. O mesmo fenômeno que ele viu de perto em Rio Bonito destruiu a casa em que vivia e a nova residência que estava quase pronta, a cerca de 350 quilômetros dali.

Em entrevista, Leandro contou que os ventos, que ultrapassaram 200 km/h segundo análise inicial do Simepar, levaram tudo abaixo. Eletrodomésticos e as estruturas das duas residências foram perdidos. A família, que não estava em casa no momento da passagem do tornado, se abrigou na casa de parentes.

“Eu já tinha visto [os estragos de um tornado]. A hora que eu cheguei lá [em Rio Bonito do Iguaçu] eu passei a dor das pessoas de lá, e agora eu estou passando aqui. Da mesma maneira que eu ajudei aquelas pessoas, hoje eu preciso dessa ajuda. Vai ter que ser tudo do zero”, disse.

Leandro conta que a família escapou por um atraso de 15 minutos. Eles tinham saído para fazer compras e passaram em outro lugar antes de voltar para casa. “Quando chegamos lá, já não tinha mais nada. Estava tudo caído, tudo moído. A gente desceu do carro e fomos correndo pé, quando chegamos lá estavam só os pedaços, tudo tinha sido levado. Foi tudo embora”, lembrou.

O tornado que atingiu Piraí do Sul no sábado arrancou árvores pela raiz, destruiu casas na área rural e causou prejuízos em barracões, granjas e locais de criação de animais. A Defesa Civil estima que 530 pessoas foram afetadas, com pelo menos 45 casas danificadas e 6 totalmente destruídas. Cerca de 35 pessoas ficaram desalojadas e foram acolhidas por parentes.

Além de Piraí do Sul, outras cidades como Candói, Sapopema, Guarapuava, Jaguariaíva e Rio Branco do Sul também registraram danos causados por vendavais e queda de granizo.

A Defesa Civil e a prefeitura de Piraí do Sul atuam no atendimento às famílias, com entrega de água potável, mantimentos e lonas para cobertura provisória. Equipes de manutenção trabalham para restabelecer a energia elétrica nas áreas rurais.

Com informações de G1.

Descubra mais sobre Radar da Notícia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo