DESTAQUES DO DIA PARANA

1.200 carteiras de habilitação aguardam retirada no Ciretran de Maringá

Documentos retornam às Ciretrans após três tentativas de entrega, e depois de ficarem 20 dias armazenadas nos Correios; em Maringá, são 1.200 CNHs na Ciretran

Mais de 35 mil unidades da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aguardam ser retiradas nas unidades do Ciretran em todo o Paraná. Em Maringá, a estimativa é que este número seja de 1.200 carteiras. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que é enviada ao endereço dos motoristas e que os Correios não conseguem entregar após três tentativas, fica armazenada na agência por 20 dias. Logo após esse período, a CNH é devolvida à unidade do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Para fazer a retirada da CNH, é preciso comparecer diretamente na Ciretran do município, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h. Não há necessidade de agendamento de horário. Para efetuar a retirada, é necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser a CNH antiga. Se for retirada por um representante, este deve estar com uma via de procuração reconhecida em cartório com a cópia do documento do solicitante. Dirigir sem a habilitação é uma infração leve, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 232, gerando penalidade de multa no valor de R$ 88,38, retenção de veículo e três pontos na carteira.