Destaques do Dia Sarandi

Assistência Social de Sarandi oferece atendimento aos moradores de rua

Equipe do CREAS que trabalha no atendimento de moradores de rua. Foto: Flavio Souza

Muitos se recusam a ter o atendimento e preferem ficas nas ruas

 

A secretaria de Assistência Social de Sarandi informa que o atendimento da população que encontra-se em situação de rua em nosso município se encontra ativo e observa que várias pessoas perdem seus vínculos familiares e sociais onde chegam a situação, que são causadas por vários fatores, tais como: dependência de álcool e drogas, desemprego, transtornos psicológicos, dentre outros.

E para que essa população seja atendida, a Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social – (CREAS), possui o serviço de abordagem social, que oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços e das demais políticas públicas,da inserção social e da proteção às situações de violência.

Dessa forma este serviço de abordagem busca criar referencia com todos os moradores de rua do município e assim desenvolver um plano de ação Individual para que essas pessoas possam superar a situação de vulnerabilidade que se encontram. Portanto, entre algumas ações estão acesso a documentação pessoal, serviços de saúde da rede, acolhimento, acesso a comunidade terapêutica, fortalecimento de vínculos familiares entre outros.

No entanto para que esse serviço seja desenvolvido é necessário que o próprio indivíduo que se encontra nesta situação de vulnerabilidade esteja disposto em aceitar o trabalho da equipe, pois cada ser humano tem seu tempo de superação, levando também em consideração a Constituição Federal de 1988 que em seu Art. 5º e seus parágrafos II, XV E XVI são claros no sentido da liberdade de ir e vir e principalmente de que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

Por isso nem sempre a saída das ruas dessas pessoas acontece imediatamente, tratando-se de um processo, e cabe a equipe da abordagem social respeitar a condição de cada um, ainda que sofrida.

Ao se deparar com uma pessoa em situação de rua, é importante verificar se o mesmo já esteja sendo atendido pela equipe técnica, pois é possível que o mesmo esteja sendo acompanhado, porém ainda não chegou a superação de sua condição atual.

No desejo de conhecer mais informações sobre o serviço ou até mesmo para colaborar com o trabalho, a população poderá entrar em contato com a Equipe de Abordagem Social através dos telefones: 044 3126-9679 ou 3126-9680 ou ir pessoalmente ao CREAS que fica localizado na Rua das Avencas, 289 Jardim Independência – Centro/Sarandi.

ANÚNCIE NESTE ESPAÇO