Destaques do Dia Nosso Paraná

Paraná impõe quarentena de 14 dias em Curitiba e outras seis regiões

Ratinho Junior divulgou novas ações do governo do Paraná contra a covid-19. (Rodrigo Felix Leal/AEN)

Com novo decreto, o governo estadual determina a suspensão das atividades não essenciais

 

O governador Ratinho Junior anunciou o novo decreto que será publicado pelo governo do Paraná nesta terça-feira (30) que determina uma “quarentena mais restritiva” em setes regiões do Estado, incluindo Curitiba, com números mais críticos da pandemia de covid-19. As regras passam a valer nesta quarta-feira (1º) e tem prazo de 14 dias, mas não incluem o lockdown total.

As regionais do Paraná que terão a quarentena são: Curitiba e Região Metropolitana, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Londrina e Toledo (veja o mapa abaixo), o que abrange outros municípios. As restrições ao setor econômico, especialmente no comércio, visam diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e nos ônibus para evitar a proliferação do vírus.
O decreto inclui a suspensão dos serviços não essenciais, o que significa o fechamento de shoppings, comércio, academias, clubes, salões de beleza, entre outros. Restaurantes e bares só podem atender nas modalidades drive thru e delivery. Os procedimentos cirúrgicos eletivos também estão suspensos para existir controle dos medicamentos sedativos. Todos as atividades, essenciais ou não, estão listadas no decreto do dia 21 de março.

 

Segundo o governador, a quarentena é para cuidar dessas regiões para “estancar o problema” da covid e pode ser estendida para outras regiões. Com as medidas, a expectativa é o aumento no índice de isolamento.

Além disso, Ratinho também anunciou que é o pior dia da pandemia. São 36 mortes, recorde, e 1.536 novos casos incluídos no balanço da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nas últimas 24 horas. Com isso, o Paraná chega a 23.

O governo ainda admitiu que sofre dois problemas graves nessa pandemia do coronavírus: falta de insumos e dificuldade com os números de profissionais de Saúde para atender as novas UTIs. (Leia mais Paraná Portal)

 

ANÚNCIE NESTE ESPAÇO