Destaques do Dia Maringá

Operação encaminha moradores de rua para Chico Netto

Operação teve orientação e também coleta de material jogado na rua Foto: Andye Lore/PMM

Foram abordadas 19 pessoas em dois pontos, sendo que três aceitaram o acolhimento emergencial temporário

 

Uma operação da Prefeitura de Maringá na manhã desta segunda-feira  (30), abordou pessoas em situação de vulnerabilidade para encaminhamento para o ginásio Chico Netto.  No ginásio há refeições, roupas, banho, alojamento e acompanhamento psicológico. Animais de estimação também podem acompanhar seus donos.

Muitos não aceitarem ajuda, já estão há muitos anos vivendo nas ruas e se acostumaram. Orientação é que procurem suas famílias, voltem para suas casas de origem e não fiquem aglomerados nas praças, canteiros ou calçadas.

O primeiro ponto passado hoje foi na rua Fernão Dias onde havia 12 pessoas pelas calçadas. Três deles aceitaram apoio. Enquanto outros nove já são conhecidos das equipes da SASC e sempre oferecem resistência.

Segundo ponto foi na praça da igreja São Miguel Arcanjo, na rua Apucarana, no Aeroporto Antigo. Havia denúncias de moradores. Foram abordadas sete pessoas, entre elas uma mulher grávida. Todos recusaram apoio, preferiram permanecer na rua e alguns até foram agressivos com equipe da prefeitura.

Em apenas nesses dois pontos a caçamba de um caminhão da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) ficou cheia de entulhos. Moradores de rua acumulam muito lixo e ficam em outra situação de risco, da dengue. Na praça da igreja havia muita sujeira, maioria das lixeiras cheia e vários recipientes que podem acumular água jogados no chão.

ANÚNCIE NESTE ESPAÇO