Destaques do Dia Maringá

Cidadão dá exemplo contra dengue após orientação

Fotos: Vigilância Sanitária/Aldemir de Moraes/PMM

 

Morador de 89 anos resolveu o problema eliminando focos e evitou receber multa

 

Um morador da Rua Patrícia, na Vila Morangueira, deu exemplo na colaboração de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti em Maringá. Idoso de 89 anos recebeu ontem, 19, orientações da equipe da Secretaria de Saúde de Maringá para limpeza de uma piscina e do quintal da casa. Chamou um filho e um ajudante e passaram a noite numa ação intensiva de limpeza. Local amanheceu hoje todo limpo. Inclusive com produtos de limpeza jogados na piscina que foi esvaziada. Prefeitura faz trabalho preventivo orientando primeiro.

O idoso explicou que mantém local limpo. Mas com últimas chuvas acabou não dando conta da piscina que encheu e virou foco de dengue. Moradores denunciaram pela internet e equipe da Vigilância Sanitária foi ontem até residência. Morador foi receptivo e ouviu orientações. Ele não só resolveu o problema como evitou multa caso não recebesse agentes de Saúde e limpasse o quintal.

A Rua Patrícia faz parte da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pinheiros. Bairro tinha dez casos positivos de dengue até metade de janeiro. Região está com alto índice de infestação registrada no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) com 8,4%. Cidade ficou com média de 5%. Sendo que aceitável para órgãos de Saúde é de até 1%. Quadro colabora para colocar Maringá em alerta. Cidade já ultrapassou 1,5 mil casos positivos de dengue esse ano.

PREVENÇÃO – Prefeitura mobiliza secretarias municipais e população para combate à dengue. Entre as ações estão campanha lúdica na internet, mutirões de limpeza, ampliação do horário de atendimento das UBSs até às 21h, orientações aos estudantes nas escolas, atualização das equipes de Saúde, entre outros.

ANÚNCIE NESTE ESPAÇO