Destaques do Dia Maringá

Jovens Nascidos Em 2002 Já Devem Fazer O Alistamento Militar

Sem O Comprovante Militar O Jovem Não Consegue Tirar Vários Documentos

Foto Arquivo/PMM

Jovens que completam 18 anos em 2020 devem fazer o alistamento militar até 30 de junho pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar, localizada no segundo piso da Rodoviária de Maringá (av. Tuiuti, 180). No local, são disponibilizados computadores com acesso à internet e atendentes para auxílio em caso de dúvidas.

O processo de alistamento militar é gratuito e obrigatório a brasileiros do sexo masculino desde 1906. O serviço online representa uma medida do exército para modernizar e facilitar o ingresso às forças armadas. Caso o jovem opte por fazer este processo pessoalmente, deverá comparecer na Junta de Serviço Militar munido de RG, CPF e comprovante de residência. Se perder o prazo, será cobrado multa e a regularização só poderá ser feita em 2021.

Se o alistamento não for realizado, o cidadão não poderá obter passaporte, ingressar como funcionário em instituições, empresas ou associações oficiais, assinar contratos com o governo, prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, exercer qualquer função ou cargo público e receber prêmios do governo.

′′No Brasil, o jovem é obrigado a comparecer em uma unidade militar ao completar 18 anos. Para as mulheres, não existe obrigação, mas podem ser incluídas por meio de concurso. Os homens que não o fazem, são impedidos de exercer uma série de direitos, por isso a importância de se regularizar com o país′′, afirma o secretário executivo da Junta de Serviço Militar de Maringá, Cabo Zé Maria.

ANÚNCIE NESTE ESPAÇO