Olá ! Sejam Bem Vindos | FONE: (44) 99948-9311
HomeBrasilFronteira do Brasil é reaberta para venezuelanos

Fronteira do Brasil é reaberta para venezuelanos

Fronteira do Brasil é reaberta para venezuelanos

Passagem de venezuelanos foi liberada nesta terça-feira (7). Fronteira ficou fechada para venezuelanos.

 

Fronteira foi reaberta às 10h (hora de BSB) desta terça (7) após ter sido fechada às 18h de segunda (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

A fronteira do Brasil foi reaberta para imigrantes venezuelanos às 9h (10h de Brasília) desta terça-feira (7) com base em uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região após bloqueio que durou 17 horas por determinação do juiz federal de 1ª instância Helder Girão Barreto.

Desde as 18h de segunda (6), as polícias Federal, Rodoviária Federal e agentes da Força Nacional cumpriam a decisão do juiz e impediam a passagem de venezuelanos que não tinham pedido de refúgio, residência temporária ou vistos e passagens áreas para entrada em outros países.

Com isso, pelo menos 100 venezuelanos ficaram retidos na fronteira até ela ser aberta com base na decisão do TRF-1. Muitos madrugaram ao relento, incluindo mulheres e crianças.

A decisão do TRF-1 que mandou liberar a passagem de venezuelanos pela fronteira foi em resposta à ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) que pediu a suspensão da decisão do juiz de 1ª instância.

A pedido da AGU, o vice-presidente do TRF-1, desembargador Kassio Marques, em regime de plantão, suspendeu parte da liminar concedida pelo juiz da 1ª Vara Federal de Roraima, que determinou o fechamento da fronteira. (G1/RR)